A viagem ao Vale Sagrado dos Incas e sua singularidade

Vale Sagrado dos Incas, localizado a 35 km de Cusco, entre as cidades de Pisac e Ollantaytambo é um dos pontos mais importantes do turismo no Peru e da evolução do povo inca. Crucial pra quem busca conhecimento aliado à belezas e experiências naturais indescritíveis.  

O "sagrado" do Vale Sagrado dos Incas

  Formado há milhares de anos pelas correntezas do rio Vilcanota ou Urubamba, o mesmo que no passado era chamado de Willkañuta (casa do Sol) ou Willcamayu (rio sagrado), o Vale Sagrado se prolonga por mais de 100 quilômetros e possui grandes povoados e impressionantes centros administrativos, que fazem parte desta milenar ocupação.   A denominação de sagrado ao local, está relacionada a rica flora e fauna, terra fértil e inúmeros riachos que, nascendo das cordilheiras nevadas, seguem por cachoeiras, provendo toda a região de abundante água e alimentando o rio sagrado.

"A arquitetura do Vale, tal qual sua simetria, parece nos revelar que o mesmo tinha a exclusiva função de servir de espelho da Via Láctea para os Incas."

Vale Sagrado dos Incas - o místico   O povo antigo do local realizava rituais na região, muito bem provida pela natureza e com vista privilegiada da Via Láctea, esta conhecida no mundo andino como Mayu ou rio celestial, servia aos Incas como eixo de orientação ao ritual.   Todo o conhecimento da época era proveniente das constelações, onde as mais escuras se eram identificadas na Via Láctea, com  densidade e brilho maior, formando sombras de enormes silhuetas, geralmente de animais, os quais, no pensamento andino estavam encarregados de gerar fertilidade e abundância na Terra.  

Como é o passeio ao Vale Sagrado?

  Como é a viagem ao Vale Sagrado dos Incas   Nos últimos anos, a média de turistas anual ao Vale Sagrado foi de 1 milhão, segundo os números dos guias do Peru.   O Vale Sagrado como um todo abrange várias cidades e sítios arqueológicos às margens do Rio Urubamba. E, apesar das estradas serem ótimas, elas sobem e descem montanhas, o que torna a viagem mais demorada do que parece, mas em nenhum momento a vista se torna cansativa ou sem paisagens exuberantes.   Com isso, nossa dica é que você se prepare-se para uma excursão de dia inteiro. Com pausa para almoço, que normalmente é em Urubamba, uma das maiores cidades do Vale.   O requinte e maestria desta cidade são seus diferenciais. Comidas e bebidas locais, com sabores únicos são alí servidos com o que tem de melhor na região: a hospitalidade.  

Roteiro de paradas no Vale Sagrado dos Incas

  Parar em alguns pontos no passeio do Vale é indispensável para cumprir a viagem com as experiências de conhecimento por esta região tão rica em história e aprendizado ao longo dos anos. Abaixo vamos listar algumas paradas, mas falaremos em breve sobre cada uma delas em outros posts.
  • Pisaq: famosa por seus mercados de artesanato.
Pisaq - Vale Sagrado dos Incas  
  • Urubamba: culinária e hospitalidade incríveis.
Urubamba - Vale Sagrado dos Incas  
  • Ollantaymbo: rica em montanhas, ruínas e aquedutos inesquecíveis.
Ollaytambo - O Vale Sagrado dos Incas  
  • Chinchero: muito bem lembrada pelas igrejas barrocas e tecelagem peruana.
Chincero - Vale Sagrado dos Incas   São viagens como esta, repleta de particularidades, história e cultura, que nos enriquecem de experiência e do espírito desbravador de uma bela viagem. Esperamos que você tenha gostado. Até o próximo post.   Fontes Inspiradoras: Vida sem Paredes e Andarilhos do Mundo.

Add a Comment

Your email address will not be published.

All Categories
This site is registered on wpml.org as a development site.